sexta-feira, 20 de maio de 2016

2 Coisas que uma Grávida não quer ouvir!

Nestes 8 meses de gravidez são dezenas de frases que já ouvi (e continuo a ouvir) e que muito sinceramente dispensaria...
Apesar de todos saberem que  "a mãe é que sabem", todos gostam de dar a sua opinião, uma sugestão ou fazer um reparo mais ou menos delicado!
Para todos os que ainda não se aperceberam, é mesmo verdade... Uma grávida continua a ser uma pessoa, com sentimentos (e olhem que nesta altura as hormonas estão ao rubro e ficamos de facto mais sensíveis). Talvez seja culpa das hormonas, talvez seja porque o nosso mundo de repente se transforma totalmente e temos um foco muito centrado na cria que se desenvolve dentro de nós.
Estas são 2 coisas que dispensava ter ouvido:
1- Estás mais gorda / Continuas magrinha
sim... é isto mesmo, há quem diga que estou mais gorda, há quem jure a pés juntos que "continuo" magrinha... Sim! O meu corpo mudou, ganhei peito, barriga, as ancas alargaram... Eu sei! Além de vários espelhos em casa, visto roupa diariamente, sou a primeira a reparar nas mudanças, e como se não bastasse, vou regularmente a consultas, pelo que a visita à balança já se tornou rotina... A sério... será que nesta fase da minha vida me importo realmente com comentários de terceiros sobre a minha forma física?

2- Ainda estás a trabalhar? / Já estás em casa? 
Estes dois comentários seguem a máxima "preso por ter cão, preso por não ter"... 
Para quem não sabe, trabalho a 25km de casa e desloco-me de carro. Diariamente atravesso a cidade de Lisboa 2 vezes, o que faz com que percorra 50km todos os dias!
Durante os meses em que trabalhei, várias vezes me perguntaram "Ainda estás a trabalhar?", como se o trabalho e a gravidez fossem completamente incompatíveis! Sim, sim, trabalhei até a minha médica achar que seria mais benéfico para mim (e principalmente para a bebé) ficar em casa. E foi assim que às 32 semanas de gravidez vim para casa! E de repente começo a ouvir "Já estás em casa?", "Mas ainda não falta muito tempo?". Mas porquê o espanto? Respondo com um "Ordens da médica", e depois começam com perguntas e afirmações dignas da tarólogo Maia "Mas estás com óptima cara!", "Não preferias estar a trabalhar?", "Vais cansar-te de estar em casa..."
Meus amigos (e amigas), se a minha médica me diz "Sentia-me mais confortável se fosse para casa", se eu própria já ando a bater com a cabeça nas paredes por trabalhar das 9 da manhã às 8 da noite... Se conduzir 50km por dia me cansam e se de facto sinto que preciso de algum tempo de repouso, qual o problema de usufruir do direito à baixa? (e mais não digo).

Sem comentários:

Enviar um comentário