quinta-feira, 13 de outubro de 2016

O balanço dos 2 meses...

É impressionante a velocidade com que um ser um humano se desenvolve!
Se nos primeiros dias o bebé mal abre os olhos, ao fim de dois meses já nos sorri de volta! E se os primeiros sorrisos derretem o coração de qualquer mãe ou pai, Acreditem que a primeira vez que balbucia um som é ainda mais entusiasmante!
Por este andar, quando a pequena me chamar de mamã vou derreter-me toda, qual gelado num dia quente de Verão!

Aos 2 meses, a B. levou as primeiras vacinas com probabilidade de ganhar febre ou qualquer outra reação! Ora, andei uma semana ansiosa, preocupada, com o coração nas mãos... Depois fiz aquilo que NINGUÉM deve fazer: ir ao google pesquisar os efeitos secundários de cada uma das vacinas (aos 2 meses ela levaria 4 vacinas de uma só assentada!)... E é aí que começo a panicar... Febre Alta? Convulsões? Diarreia? Oh meu Deus... Mas isto é para protegê-la de doenças, ou para a internar no hospital?!

Chegado o dia lá fomos os 3 levar a vacina (diga-se, eu e o pai apenas acompanhamos...). Primeira pica... nada! Segunda pica... Um choro muito leve... Terceira pica a enfermeira avisa "Esta ela vai chorar! Doi muito mais que as outras!". Veredito? Sim, chorou... 30 segundos, nem tanto! Depois lá vem a 4ª vacina, esta oral, um xarope qualquer pela boca e o aviso da enfermeira "A mamã certifique-se que ela não deita fora!". Toca de pôr a miúda o mais de pé possível, para evitar que ela deite aquilo fora. Melhor melhor foi o aviso: "Cuidado lá em casa nos próximos 5 dias! Ao trocar a fralda evitem tocar no cocó senão podem ficar doentes!"... Mas estas vacinas podem por os pais doentes?

Cheguei a casa, sozinha com a minha bebé... Primeiro cocó, e todos os cocós dos próximos dias, lavo muitooo bemmm as mãos, tenho uma embalagem de alcool gel sempre à mão e lá ultrapassamos este período de quarentena sem apanhar nada!

As reações às vacinas dos 2 meses foram pacíficas. A B levou apenas 1 extra plano: a do Rotavírus. O único efeito secundário que teve foi diminuir a frequência de cócós nessa semana. Se foi ou não coincidência não sei! Febre não fez e lá se ultrapassou este primeiro mini drama cá em casa :)

Sem comentários:

Enviar um comentário