quarta-feira, 25 de maio de 2016

Lavar a roupa do bebé!


Uma das coisas que uma pré mamã tem de fazer antes do nascimento do bebé, é lavar a primeira roupinha! (e preferencialmente passar a ferro!)
A primeira vez que sou deparada com este desafio, fico a olhar para as peças de tamanho XXXS, que mais parecem roupas para bonecas, e começo a pensar "como raio vou passar isto a ferro?". Felizmente em menos de 1 minuto consigo passar 2 ou 3 peças de roupa, o que me faz desejar que todo o guarda roupa cá de casa fosse tamanho "pigmeu"!

Depois veio o drama do detergente... Pergunto a amigas, pesquiso na internet. O que não faltam são opiniões diferentes, em que eu me sinto no meio, tal bola de ping pong. Há em só use o Skip para bebés, há quem use qualquer detergente hipoalergénico, há que opte por amaciador, há quem recuse o amaciador... Há quem só lave a roupa à mão e há quem não dispense a máquina de lavar roupa!

Ora, eu sou muito prática nestas coisas... Usar amaciador estava fora de questão (há 1 ano que desisti do uso de amaciador para a roupa "normal", depois de um vendedor da loja Levis me ter aconselhado a nunca usar amaciador nas calças de ganga para não as desgastar!).
Depois o que importa é que o detergente seja hipoalergénico, porque muitos têm a imagem de um bebé, mas não referem ser hipoalergénicos. E depois é saber ler os rótulos. Independentemente da marca, quase todos os detergentes próprios para bebés têm os mesmos compostos, e muitas vezes o que os encarece é a marca.
Sendo assim, aproveitei promoções! Tenho Xau, Skip e Ariel, sendo que acredito ter detergente para o próximo ano de vida da pequena :)

Drama número dois... Que programa usar na máquina? Há algumas máquinas que já têm indicação de um programa próprio para bebés. Não é o caso da minha. O que faço é usar um programa mais longo (mais que 2 horas), nunca encher a máquina, utilizar pouco detergente, baixar as rotações da máquina (700 / 800) e colocar apenas a 30º!
E voilá! já fiz umas 5 máquinas de roupa, e até agora não tive qualquer problema com a roupinha dela!
De ressalvar que até agora estou apenas a lavar roupa nova, ou oferecida (neste caso é soupa usada). Tenho tido cuidado para lavar roupa nova separada de roupa usada. E de separar as mantinhas, as toalhas e afins da roupinha de vestir!

Para secar é sol! Muito sol! :) E no final, passar todas as peças de roupa e arrumar tudo no quartinho!
 

Sem comentários:

Enviar um comentário